CADERNOS GOEGRÁFICOS Nº 29 Sistema Portuário da Coréia do Sul : Com Referência ao Porto de Busan
Sistema Portuário da Coréia do Sul : Com Referência ao Porto de BusanMeeJoung Lee
Cadernos Geográficos
GCN / CFH / UFSC
Florianópolis Nº29 152p. Dezembro 2013
|
|
Cadernos Geográficos é uma publicação editada pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão Editorial / Editorial Comission:
Capa: Marcelo Perez (Catalogação na fonte por Daurecy Camilo – CRB 14/416)
Endereço para correspondência e assinatura Mailing address subscriptions Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Geociências Campus Universitário – Trindade 88.040-900 – Florianópolis – SC E-mail: cadernosgeograficos@contato.ufsc.br Endereço Eletrônico: www.cadernosgeograficos.ufsc.br |
|
Nota Editorial
Dando continuidade à política de publicação do departamento de geociências da UFSC o Caderno Geográfico número 30 apresenta o trabalho de Lee, Mee-Joung intitulado “Sistema Portuário da Coréia do Sul : Com Referência ao Porto de Busan”. Este texto é parte integrante do projeto de pesquisa “A ocupação dos principais portos e movimentação no Brasil e no mundo: das hinterlândias portuárias às relações com a mundialização da economia” sob coordenação de Armen Mamigonian. Nos últimos anos, os principais portos do mundo passaram por profundas reformas, visando ampliar sua competitividade. Os países inseridos no comércio mundial passaram, através de diferentes estratégias, a desempenharem novas funções na divisão internacional do trabalho. Neste sentido, a Coréia do Sul, tendo o comércio exterior como uma das forças motrizes do seu desenvolvimento, promoveu a transformação de sua infraestrutura portuária, através de instalações específicas, com funcionamento flexível e automático. Tratou-se de uma transformação assentada na desverticalização e na terceirização de diferentes atividades de transporte, logística, etc. O novo porto de Busan, tema central desse texto, começou a ser desenvolvido a partir de 1995 com a meta de se tornar o principal porto internacional concentrador de contêineres para reduzir vários gargalos e construir um complexo logístico de nova geração. A realização do projeto do Novo Porto de Busan, começou a se realizar com o financiamento cooperativo entre os capitais governamentais e privados e, neste aspecto, a BPA se tornou uma entidade principal através do uso da gestão flexível e independente. O texto, assinado por Lee, Mee-Joung, está dividido em duas partes, além da introdução e a conclusão. Na primeira parte discute-se o Sistema portuário e a evolução dos portos coreanos. Já a segunda parte apresenta-se o Porto de Busan e o seu funcionamento geoeconômico. Trata-se, portanto, de uma referência importante para os estudiosos da dinâmica do sistema portuária mundial e, mais especificamente, na Ásia. |
|
Editorial note
Continuing the publication policy of the geosciences department from UFSC, the Geographic Book number 30 presents the work of Lee Mee-Joung entitled “Port system in South Korea: With Reference to the Port of Busan”. This text is part of the research Project “The occupation of the main ports and movement in Brazil and the world: port hinterlands relations with the globalization of the economy” coordinated by Armen Mamigonian. In the last years, the major ports in the world have undergone profound reforms aimed at increasing competitiveness. The countries included in world trade passed through different strategies, to play new roles in the international division of labor. In this regard, South Korea, having foreign trade as one of the driving forces of development, promoted the transformation of its port infrastructure through specific facilities, with flexible and automatic operation. This transformation was seated in verticalization and outsourcing of various activities of transport, logistics, etc. The new port of Busan, central theme of this text, began to be developed in 1995 with the goal of becoming the leading international hub port containers to reduce various bottlenecks and build a logistics complex of new generation. The realization of the Project for the new Port of Busan, started to perform with cooperative funding between government and private capital and, in this aspect the BPA has become a major entity through the use of flexible and independent management. The text signed by Lee, Joung-Mee, is divided into two parts, moreover the introduction and conclusion. The first part discusses the port system and the evolution of Korean ports. The second part presents the Port of Busan and its geo-economic operation. It is therefore an important reference for researchers of the dynamic global port system and more particularly in Asia. |
|
I. Introdução……………………………………………………………………………………………..9 II. Sistema portuário e a evolução dos portos coreanos……………………………………….10 III. Porto de Busan……………………………………………………………………………………59 IV. Conclusão. 82 Referências Bibliográficas……………………………………………………..86 |
|
Summary I. Introduction…………………………………………………………………………………………. 10II. Port system and the evolution of Korean ports……………………………………………….12 1. The socio- economic and political context…………………………………………………………….12 2. The metamorphosis of regionalism and regionalization in extemal East……………………………17 3. Asian Port Modernization…………………………………………………………………………….. 20 3.1. Korean port reform in the economic paradigm……………………………………………………. 24 4. Korean port reform process in Asia……………………………………………………………………29 4.1. Port privatization process in Korea………………………………………………………………… 31 4.2. Political process of port reform……………………………………………………………………..35 4.3. The institutional process of port reform……………………………………………………………..38 5. New Korean port system and the effects……………………………………………………………..44 5.1. The spatial configuration and port hinterland………………………………………………………48 5.2. Achievements and effects…………………………………………………………………………..54 5.3. Commercial area in port handling…………………………………………………………………..57III. Port of Busan………………………………………………………………………………………60 1. Economic flows of the Port of Busan…………………………………………………………………. 61 2. Geographical Setting of the Port of Busan…………………………………………………………… 66 3. Reform of the Port of Busan system and actors……………………………………………………… 76 4. Hinterland of the Port of Busan………………………………………………………………………..79 IV. conclusion……………………………………………………………………………………………83 References………………………………………………………………………………………………87
|