CADERNOS GEOGRÁFICOS Nº 32: Desempenho Exportador Brasileiro e o transporte de cargas nos Portos e Terminais de Uso Privativo
Desempenho Exportador Brasileiro e o Transporte de Cargas nos Portos e Terminais de Uso Privativo Carlos José Espíndola Cadernos Geográficos GCN / CFH / UFSC Florianópolis Nº32 70p. Dezembro de 2015 | |
Cadernos Geográficos é uma publicação editada pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa CatarinaComissão Editorial / Editorial Comission:
Capa: Marcelo Perez (Catalogação na fonte por Daurecy Camilo – CRB 14/416)
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O AUTOR
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). Pós doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2010). Atualmente é professor de da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrando disciplinas na graduação (Organização do espaço mundial eTCC) e mestrado e doutorado (Tecnologia, Industrialização e Organização do espaço e a dinâmica capitalista da agricultura brasileira) Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Progresso técnico, Formação sócio-espacial, desenvolvimento regional e urbano, agroindústrias, competitividade e estratégias empresariais. |
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NOTA EDITORIAL Dando continuidade à política de publicação do departamento de geociências da UFSC o Caderno Geográfico número XX apresenta o trabalho de Carlos José Espíndola intitulado “Desempenho exportador brasileiro e o transporte de cargas nos portos e terminais de uso privativo”. Este texto é parte integrante do projeto de pesquisa “A ocupação dos principais portos e movimentação no Brasil e no mundo das hinterlândias portuárias às relações com a mundialização da economia” sob coordenação de Armen Mamigonian. A expansão do comércio mundial pós 1973 promoveu mudanças significativas no sistema portuário mundial. Essa mudanças fizeram-se no aumento do porte dos navios graneleiros, petroleiros e porta-contêineres. No sistema de transporte marítimo, os navios passaram a ser standartizados e especializados no tipo de carga (granéis sólidos e líquidos). Entretanto, a mais significativa alteração fez-se pelo uso intensivo de contêineres para todos os tipos de cargas. Outras alterações ainda merecem destaque. Dentre elas ressalta-se: (1) as operações intermodais, com a criação de redes de logística e o surgimento de portos concentradores de contêineres e de transbordo; (2) o surgimento de economias de escalas, com o aumento do porte dos navios, a redução da mão de obra ocupada no carregamento e descarregamento das cargas do navio, a segurança e a redução das perdas; (3) a redução do tempo dos navios atracados nos portos e a maior agilidade operacional e (4) a constituição de grandes empresas multinacionais de navegação. Tais alterações tanto no sistema portuário como no fluxo internacional de mercadorias fez-se presente também no Brasil. É, pois, nesse sentido, que o trabalho de Carlos José Espíndola tem como objetivo demonstrar a dinâmica do comércio mundial de mercadorias e as transformações no sistema portuário mundial e brasileiro. O artigo esta dividido em três partes: o crescimento do comércio mundial e brasileiro de mercadorias, as inovações no transporte de carga marítima e as empresas de transporte de contêineres e a movimentação de cargas nos portos brasileiros. |
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EDITORIAL NOTE Continuing the publication policy of the geosciences department from UFSC, the Geographic Book number XX presents the work of Carlos José Espíndola entitled “Brazilian exporter performance and the transport of cargo in ports and private terminals”. This text is part of the research Project “The occupation of the main ports and movement in Brazil and the world: port hinterlands relations with the globalization of the economy” coordinated by Armen Mamigonian. The expansion of the world trade post 1973 promoted significant changes in world port system. Such changes have been made in increasing the size of bulk carriers, tankers and container ships. In the maritime transport system, the ships became standardized and specialized in the type of cargo (bulk solids and liquids). However, the most significant change was made by intensive use of containers for all kinds of loads. Other changes also are noteworthy. Among them we emphasize: (1) intermodal operations with the creation of logistics networks and the emergence of concentrators ports of containers and transhipment; (2) the emergence of economies of scale, with increasing size of ships, the reduction of occupied manpower loading and unloading of the ship’s cargo, the security and reduction of losses; (3) reducing the time of vessels in ports and increased operational agility and (4) the establishment of large multinational shipping companies. Such changes both in the port system and in the international flow of goods did also become present in Brazil. It is therefore in this sense, that the work of José Carlos Espindola aims to demonstrate the dynamics of world trade in goods and the changes in the global and Brazilian port system. The article is divided in three parts: the growth of world trade and Brazilian goods, innovations in maritime cargo transportation and container shipping companies and cargo handling at Brazilian ports. |
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SUMARIO Introdução ……………………………………………………………………………………………………….. 8 1- O crescimento do comércio mundial e brasileiro de mercadorias ……………………………………….. 09 1.1- O crescimento do comércio exterior brasileiro ………………………………….. ………………………12 1.2- Exportações brasileiras por fator agregado …………………………………………………………….. 17 1.3- A ideia de reprimarização………………………………………………………………………………….. 21 2- As inovações no transporte de carga marítima e as empresas de transporte de contêineres……….23 2.1- As grandes companhias de navegação ……………………………………………………………………31 2.2- Os principais portos de contêineres do mundo ………………………………………………………….. 35 2.3- O sistema portuário brasileiro …………………………………………………………………………….. 39 3- A movimentação de cargas nos portos brasileiros ………………………………………………………… 43 3.1- Movimentações de contêineres nos portos brasileiros e terminais de uso privativo ………………51 4- Conclusão ………………………………………………………………………………………………………59 Referências Bibliográficas ………………………………………………………………………………………..64 |
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SUMMARY Introdução ……………………………………………………………………………………………………… 8 1 – The growth of world trade and Brazilian goods …………………………………………………………..09 1.1 The growth of Brazilian foreign trade ……………………………………………………………………. 12 1.2 Brazilian Exports by aggregate factor ……………………………………………………………………. 17 1.3 The idea of reprimarization ………………………………………………………………………………… 21 2 – Innovations in maritime cargo transportation and container shipping companies ………………………23 2.1- The large shipping companies …………………………………………………………………………….. 31 2.2- The main container ports of the world ………………………………………………………………….. 35 2.3- The Brazilian port system …………………………………………………………………………………. 39 3 – The cargo handling at Brazilian ports …………………………………………………………………….. 43 3.1- containers movements in Brazilian ports and private terminals ………………………………………..51 4- Conclusion …………………………………………………………………………………………………… 59 References ………………………………………………………………………………………………………. 64 VERSÃO COMPLETA |