Série Livros “Cadernos Geográficos”
O Cadernos Geográficos teve sua primeira publicação no ano de 1999, sendo lançado na XX Semana de Geografia da UFSC (SEMAGeo), promovida pelo Departamento de Geociências. O primeiro foi assinado por Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (O Estudo Geográfico do Clima), sendo seguido por Armen Mamigonian, João José Bigarella, José Bueno Conti, Aziz Nacib Ab’Saber, Amaury Porto de Oliveira, entre outras importantes obras com temas de geografía física e humana. A partir do número 37, as obras passa a ser publicadas como livros (Série Cadernos Geográficos), buscando a veiculação de trabalhos acadêmicos resultantes de pesquisas científicas elaboradas por professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação, bem como pesquisadores. Busca, ainda, a veiculação de monografias, dissertações e teses defendidas na área da ciência geográfica.
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Título: Navegações e Portos no Brasil e no Mundo C.G Nº: 37
Autor: Armen Mamigonian Ano: 2007 Pg. 093
ISBN: 978-85-5734-002-2
A obra: A. Mamigonian destaca a importância dos portos e da navegação no Brasil e no Mundo, tratando-os como fenômenos eminentemente geográficos, com a particularidade de serem complexos, pois o sítio portuário é de escala local, dependendo do litoral em que se encontra, enquanto que sua hinterlândia é de escala regional, nacional ou quase continental, dependendo do acesso à sua zona de influência por variados meios de transporte terrestre. Por outro lado, sua face oceânica muitas vezes é de escala mundial, alcançando todos os continentes.
Buscando abordar a temática de forma totalizadora, apresenta um balanço sumário de como nasceram e evoluíram os portos. Parte desde as primeiras grandes civilizações, os Grandes Descobrimentos dos séculos XV e XVI, a 1ª e 2ª Rev. Industrial, até chegar as atuais grandes reestruturações do setor portuário e da navegação mundial. Faz um resgate das grandes obras que abordam a temática na geografia brasileira, mas alerta que nos últimos anos foi abandonada dos grandes estudos geográficos. Assim, sua obra busca contribuir para a indispensável retomada dos debates na área da ciência geográfica, dada a importância dos portos e da navegação marítima no Brasil e no Mundo.