NÚMERO ATUAL

Título: Sobre conceitos e métodos da Geografia: Elaboração e reflexões com finalidade didática
Org: Leonardo Dirceu Azambuja  Ano: 2025     Pg. 125 p.
ISBN: 978-65-00-79058-0

Comissão Editorial
•  Armen Mamigonian (USP/UFSC) • Carlos José Espíndola (UFSC) • Fábio Napoleão (UDESC) • Isa de Oliveira Rocha (UDESC) • Ivo Raulino (FURB) • José Messias Bastos (UFSC) • Maria Graciana Espellet de Deus Vieira (UDESC) • Maria Lúcia de P. Herrmann (UFSC).
Conselho Editorial
• Edson de Morais Machado (UFSC) • Elias Khalil Jabbour (UERJ) • Giselli Ventura de Jesus (IFC) • João Victor Moré Ramos (UDESC) • Mee Joung Lee (HUFS/ILAS) • Zeno Soares Crocetti (UNILA)
Editoração: José Messias Bastos /Edson Morais Machado
Revisão Técnica: Edson de Morais Machado

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Sobre conceitos e métodos da Geografia: Elaboração e reflexões com finalidade didática/ Leonardo Dirceu Azambuja. – -1. ed. – – Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2025. 125 p. – – (Série Cadernos Geográficos ; 42). ISBN: 978-65-01-43374-5 CDD – 910.7

Índices para catálago sistemático:
1. Geografia 91o.7 – Eliane de Freitas Leite – Bibliotecária – CRB 8/8415

Propósito da Publicação Nº 42:

O Prof. Dr. Leonardo Dirceu de Azambuja (UEM), traz uma obra cujo objetivo central é oferecer um recurso didático e pedagógico alinhado às diretrizes da BNCC, que define o ensino de Geografia como um instrumento para desenvolver o pensamento espacial nos estudantes. Nesse contexto, o autor enfatiza que a disciplina deve ir além da memorização de conteúdos, priorizando a construção de habilidades que permitam aos discentes interpretar criticamente as dinâmicas do mundo contemporâneo. Para tanto, é essencial estimular o raciocínio geográfico de forma sequencial e integrada, capacitando-os a decifrar as múltiplas escalas e relações que conformam o espaço vivido. A obra parte do pressuposto de que o espaço geográfico é um sistema complexo, síntese dialética entre elementos naturais, biológicos e humanos. Essa concepção exige um método de análise que articule, de maneira holística, conceitos como paisagem, lugar, região, território e espaço — categorias fundamentais para decodificar as interações entre sociedade e natureza. O autor ressalta, ainda, a urgência de aprofundar discussões sobre a relação da Geografia com a questão ambiental. Problematiza o processo de escolha teórico-metodológica na pesquisa geográfica. Para ele, tais decisões não são neutras: emergem de trajetórias intelectuais marcadas por afinidades, contextos acadêmicos e demandas sociais. Nesse sentido, a universidade atua como mediadora entre as subjetividades dos pesquisadores e os imperativos coletivos, reforçando a ideia de que a ciência geográfica é, também, um produto de seu tempo e de suas contradições. Ao final, a obra convida os leitores a refletirem sobre os desafios do ensino da Geografia na atualidade, especialmente em um cenário de transformações aceleradas e de crescentes desigualdades socioespaciais.

Autor: Leonardo Dirceu Azambuja