CADERNOS GEOGRÁFICOS N°03: TEMAS DE GEOLOGIA MARINHA

Cadernos Geográficos
                                                                            GCN / CFH / UFSC
                                              Florianópolis          Nº03            81p.              Dezembro 2000

Cadernos Geográficos é uma publicação editada pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina.Comissão Editorial / Editorial Comission:

• Armen Mamigonian
  • Carlos José Espíndola
  • José Messias Bastos
  • Magaly Mendonça
  • Maria Lúcia de Paula Hermann

Capa: Marcelo Perez
Editoração: Valmir Volpato

(Catalogação na fonte por Daurecy Camilo – CRB 14/416)

Cadernos Geográficos / Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Geociências. – nº 15 (Maio 2006) – Florianópolis: Imprensa Departamento de Geociências, 2006. ISSN 1519-4639 ISSNe 2448-265X 1. Geografia  2. Periódico  I. Universidade Federal de Santa Catarina.

Endereço para correspondência e assinatura Mailing address subscriptions Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Geociências Campus Universitário – Trindade 88.040-900 – Florianópolis – SC E-mail: cadernosgeograficos@contato.ufsc.br Endereço Eletrônico: www.cadernosgeograficos.ufsc.br

Nota Editorial:  Mantendo o propósito de publicar artigos que contribuam para o aprimoramento dos conhecimentos geográficos é que editamos neste 3º número de Cadernos Geográficos dois trabalhos inéditos do Prof. Dr. João José Bigarella: “Dinâmica  Marinha” e “Sistema  Canhão-Leque Submarino”, os quais constituem um importante referencial para estudos da dinâmica marinha. O autor trata com muita propriedade aspectos dos ambientes costeiros, como ação das ondas, marés, seiches, maremotos, correntes, e do talude continental  referente aos leques submarinos, acompanhados de ricas ilustrações.

Esses trabalhos foram escritos há algum tempo e entregues à Comissão Editorial já formatados pelo próprio autor (razão pela qual não mantivemos as normas estabelecidas para a nossa publicação).

O autor dispensa apresentações pois sua contribuição para o desenvolvimento da Geociências há muito é referenciada tanto nacional  quanto  internacionalmente.

Prof. João José Bigarella tem mais de 200 obras publicadas abordando diversos aspectos científicos referentes  aos domínios  geológico/geomorfológicos, primordialmente no que diz respeito a interpretação dos ambientes de sedimentação e as características paleoambientais.

O seu profundo conhecimento dos processos que atuam na dinâmica da paisagem levou-o a tornar-se a um defensor atuante e especialmente qualificado do meio  ambiente, e conforme as suas palavras – “Defender a natureza é um ato de vida”.

Mas para poder defender a natureza é preciso conhecê-la, e com esses artigos o Prof. Bigarella nos possibilita aperfeiçoar nossos conhecimentos quanto aos  aspectos dos ambientes costeiros. Os editores do Cadernos Geográficos  sentem-se muito honrados em publicá-los, e estar oferecendo aos seu leitores obras de fundamental importância para a Geociências.

SumárioI Dinâmica Marinha……………………………… 1

1 – Ondas ……………………………………….. 1