CADERNOS GOEGRÁFICOS Nº 30 Dinâmica Territorial na região de Chapecó: Estratégias e Conflitos

Dinâmica Territorial na região de Chapecó: Estratégias e Conflitos                    Luiz Fernando Scheibe; Cristina Benedet; Livia Guilardi; Sidinei Nierdele; Stella Maris Veiga                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Cadernos Geográficos                                                                                                                                                                                                        GCN / CFH / UFSC                                                           Florianópolis          Nº30              155 p.              Março de 2014
Cadernos Geográficos é uma publicação editada pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa CatarinaComissão Editorial / Editorial Comission:

• Armen Mamigonian
  • Carlos José Espíndola
  • José Messias Bastos
  • Magaly Mendonça
  • Maria Lúcia de Paula Hermann

Capa: Marcelo Perez
Editoração: José Messias Bastos / Edson de Morais Machado
(Catalogação na fonte por Daurecy Camilo – CRB 14/416)

Cadernos Geográficos / Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Geociências. – nº 15 (Maio 2006) – Florianópolis: Imprensa Departamento de Geociências, 2006.ISSN 1519-4639ISSNe 2448-265X 1. Geografia  2. Periódico  I. Universidade Federal de Santa Catarina.

Endereço para correspondência e assinatura Mailing address subscriptions
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Geociências Campus Universitário – Trindade 88.040-900 – Florianópolis – SC
E-mail: cadernosgeograficos@contato.ufsc.br
Endereço Eletrônico: www.cadernosgeograficos.ufsc.br

NOTA EDITORIAL
Dando continuidade à política de publicação do departamento de geociências da UFSC, o Cadernos Geográficos número 30 apresenta o trabalho de Luiz Fernando Scheibe, Cristina Benedet, Livia Guilardi, Sidnei Niederle e Stella Maris Veiga e apresenta os resultados dos trabalhos elaborados no âmbito da disciplina “Análise da Qualidade Ambiental”, ministrada a estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSC, pelo Professor Luiz Fernando Scheibe, no segundo semestre de 2011.
A obra aqui reunida, busca realizar uma incursão sobre diferentes aspectos da realidade ambiental e socioeconômica da mesorregião Oeste de Santa Catarina, através de conceitos caros à Geografia, incluindo suas aplicações para compreender a realidade concreta dessa fração do espaço. A publicação foi organizada segundo uma sequência que parte de elementos mais gerais da mesorregião Oeste de Santa Catarina, em alguns casos enfatizando em especial a cidade de Chapecó, transitando por questões de ordem conceitual para a compreensão de uma realidade concreta.
EDITORIAL NOTE
Continuing the publication policy of the geosciences department from UFSC, the Geographic Book number 30 presents the work of Luiz Fernando Scheibe, Cristina Benedet, Livia Guilardi, Sidnei Niederle and Stella Maris Veiga and presents the results of the works conducted in the discipline “Analysis of Environmental Quality” given to master’s and doctoral students of the Post Graduate Program in Geography from UFSC, by Professor Luiz Fernando Scheibe, in the second half of 2011.
The work gathered here, tries to make a raid on different aspects of environmental and socio-economic reality of meso West of Santa Catarina, through noble concepts of geography, including its applications to understand the concrete reality of that fraction of the space. The publication is organized according to a sequence of more general elements of meso West of Santa Catarina, in some cases emphasizing in particular the city of Chapecó, transiting conceptual order of questions for understanding the reality.
                                                                  SUMARIOAPRESENTAÇÃO ……………………………………………………………………………………………. ..102.AS IMPLICAÇÕES DA CENTRALIDADE DE CHAPECÓ NO OESTE CATARINENSE:
PROCESSO HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO …………………………………………. 143.

O ECODESENVOLVIMENTO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS
ESFERAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO AGRONEGÓCIO NO OESTE CATARINENSE ……….. 354.

AGRICULTURA FAMILIAR E COMPLEXO AGROINDUSTRIAL: AUTONOMIA E
CONFLITO NO PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO DO OESTE CATARINENSE …………………… 595.

HIDRELÉTRICAS E AGROINDÚSTRIAS COMO AGENTES TRANSFORMADORES
DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC) E REGIÃO …………………………………………. 826.

INTRODUÇÃO À ANÁLISE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO
CHAPECÓ A PARTIR DO CONCEITO DE GEOSSISTEMA. ……………………………………………… 1007.

ABORDAGEM CRÍTICA DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL- EIA DA
HIDRELÉTRICA DA FOZ DO CHAPECÓ COM BASE NA PROPOSTA DE
ANÁLISE AMBIENTAL ESTRATÉGICA – AAE. …………………………………………………………. 126

SUMMARY
1. INTRODUCTION
………………………………………………………………………………………….. 102. THE IMPLICATIONS OF THE CENTRALITY OF CHAPECO IN THE CATARINENSE
WEST: HISTORIC CASE AND ECONOMIC DEVELOPMENT
……………………………………………..14
3. ECODEVELOPMENT AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN AGRICULTURE BALLS
FAMILY AND AGRIBUSINESS IN WEST CATARINENSE
………………………………………………..34
4. FAMILY AGRICULTURE AND AGRO-INDUSTRIAL COMPLEX: AUTONOMY AND
CONFLICT IN THE PROCESS OF WEST CATARINENSE TERRITORIALIZATION
……………………..59

5. PLANTS AND HOW AGRIBUSINESSES TRANSFORMERS AGENTS OF LANDSCAPE
IN CHAPECO COUNTY (SC) AND REGION
………………………………………………………………..82

6.INTRODUCTION TO ENVIRONMENTAL ANALYSIS OF THE RIVER BASIN OF RIO
CHAPECO FROM GEOSYSTEM CONCEPT.
………………………………………………………………..100

7. APPROACH IMPACT CRITICAL ENVIRONMENTALLY EIA OF THE MOUTH OF
CHAPECO DAM BASED ON MOTION FOR ENVIRONMENTAL ANALYSIS STRATEGIC – AAE
……..126